Kalmakoff na galeria Charpentier, Paris, 1928. Como muitos de seus trabalhos, este posicionado atrás do seu braço esquerdo parece estar perdido para sempre.
Nicholas Kalmakoff foi um artista russo, radicado em Paris, que passou sua existência como um eremita em um pequeno quarto de hotel e morreu sozinho e na miséria. Suas pinturas só foram descobertas em um obscuro mercado de pulgas, em 1962. Todas as suas obras eram assinadas com um "K" estilizado. Hoje ele é considerado uma das sentinelas do movimento visionário.
L. Caruana salienta:
“Throughout his solitary life, the artist has painted works that reflected his various obsessions with martyrdom, asceticism, decadence, spirituality and sexuality. Executed in a style marked by the Russian art nouveau, his imagery nevertheless transcended this movement, bearing undeniable traces of demented vision, indeed, genius.”
"Por toda sua vida solitária, o artista refletiu em seus trabalhos suas várias obsessões com o sofrimento, austeridade, decadência, espiritualidade e sexualidade. Seu estilo leva marcas do movimento russo art nouveau, entretanto seu imaginário transcendeu este movimento, trazendo traços inegáveis da sua visão louca, realmente genial."
Primeiro período (1908-1913)
Kalmakoff participou do movimento Mir Iskousstva.
Kalmakoff participou do movimento Mir Iskousstva.
THE WOMEN OF NADJIS - 1911
ATLAS AND THE HESPERIDES - 1911
RED SUNSET -1913
WOMAN WITH LEOPARD Ex-Libris for N. Teffi - 1910
STAGE DESIGN: THE SERPENTINE CRYPT - 1910
Segundo período (1913-1928)
Temas eróticos, misoginistas, autorretratos
THE SLEEPING CITY -1915
MONKEYS - 1915
LEDA AND THE SWAN - 1917
THE WRATH OF WAR - 1917
THE WIFE OF SATAN - 1919
THE APPARITION - data incerta
WOMAN, BUDDHA AND MONSTER - 1921
SELF PORTRAIT AS NARCISSUS - 1922
MYTHIC SCENE - 1923
THE WEDDING COUPLE - 1922
GATEWAY TO DREAMS - 1922
SATAN - 1923
SELF PORTRAIT - 1924
MEDUSA - 1924
ASTARTE - 1926
SALOME SPHINX - 1928
PRIMATE - 1927
CHAPELLE FORTIN: RAT WITH A MOUTHFUL OF GOLD - 1927
HOUSEHOLD SPIRITS - 1927
Terceiro período (1928-1955)
Dentro do seu estilo já estabelecido, envolveu-se também com temas épicos. Curiosamente, produz um pouco de propaganda nazista, como meio de se recuperar da pobreza. Não há obras conhecidas referentes aos sete últimos anos da sua vida, os quais foram arrastados num asilo.
NEPTUNE - 1936
THE DARKNESS - data incerta
ANGEL OF THE ABYSS - data incerta
GRAPES - 1943
PROPAGANDA NAZISTA - 1941
Satan de 1923 é soberba, se não me engano ja devo ter visto essa imagem em algum filme.
ResponderExcluirÓtimas pinturas ! Ótimo trampo no blog !
É triste como grandes artistas e pensadores são reconhecidos somente após a morte. Em vida muitas pessoas incríveis morreram na miséria, sofrimento, reclusão, decadência e abandono, não tendo a chance de mostrar seu valor. Kalmakoff é um grande exemplo de artista talentoso reconhecido postumamente.
ResponderExcluirMuito obrigado pelos elogios.
ResponderExcluirEspero aprender muito por aqui também.
acho que alguns escolhem a reclusão e talvez só assim consigam transpirar o melhor de si...na solidão. às vezes é assim que produzem obras mais genuínas,longe da fama e glamour.
ResponderExcluirvi o 'This is England', obrigadíssima pela recomendação.
não tinha lido o post. parece que ele era um desses católicos perturbados que se deixam levar mais pelo medo do inferno e dos próprios instintos que qualquer outra coisa. difícil se mostrar pro mundo e ter uma fama boa quando se pinta tanto o diabo. morando na rússia ortodoxa,creio que ele não teria paz.
ResponderExcluirLindo post. :)
ResponderExcluirEngraçado como THE SERPENTINE CRYPT me lembra um cenário lovecraftiano.
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