domingo, 4 de abril de 2010

Critérios para Episódio Depressivo Maior - DSM.IV

A. Cinco (ou mais) dos seguintes sintomas estiveram presentes durante o mesmo período de 2 semanas e representam uma alteração a partir do funcionamento anterior; pelo menos um dos sintomas é (1) humor deprimido ou (2) perda do interesse ou prazer.
(1) humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias, indicado por relato subjetivo (por ex., sente-se triste ou vazio) ou observação feita por outros (por ex., chora muito).
Nota: Em crianças e adolescentes, pode ser humor irritável
(2) interesse ou prazer acentuadamente diminuídos por todas ou quase todas as atividades.
(3) perda ou ganho significativo de peso sem estar em dieta (por ex., mais de 5% do peso corporal em 1 mês), ou diminuição ou aumento do apetite quase todos os dias.
Nota: Em crianças, considerar falha em apresentar os ganhos de peso esperados
(4) insônia ou hipersonia quase todos os dias
(5) agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observáveis por outros, não meramente sensações subjetivas de inquietação ou de estar mais lento)
(6) fadiga ou perda de energia quase todos os dias
(7) sentimento de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada (que pode ser delirante), quase todos os dias (não meramente auto-recriminação ou culpa por estar doente)
(8) capacidade diminuída de pensar ou concentrar-se, ou indecisão, quase todos os dias (por relato subjetivo ou observação feita por outros)
(9) pensamentos de morte recorrentes (não apenas medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio

Leia mais sobre os sintomas da depressão aqui:
Site Psiqweb - Os sintomas da depressão dependem do tipo da depressão e da personalidade da pessoa.

Um recado aos leigos:


Os critérios elencados acima não são da minha autoria e sim da Associação Psiquiátrica Americana. DSM IV é uma categorização de diagnóstico na área de saúde mental adotada no Brasil e em outros países.

6 comentários:

  1. Isso também deveria ser ensinado nas escolas.

    ResponderExcluir
  2. ola... 3 coisas:
    esse texto me remeteu a peça 4:48 psicose da grande sarah kane,por quem tenho grande admiração,infelizmente não é divulgada aqui,mas revolucionou o teatro ingles com sua catarse! Uma pena foi que a depressão a levou com apenas 28 anos,suicidou-se!
    segundo,tive um blog,tempo atras (escola de escandalo)que intercalava fotos com textos com fotos como o seu..ainda existe,mas por teimosia
    ta morimbundo.rsrsrsr,hoje escrevo nosera o benedito,mais leve,
    terceiro ..Evoé,bello blog

    http://blig.ig.com.br/serabenedito/

    abraços ?
    fellini ?

    ResponderExcluir
  3. passo diariamente por alguns dos sintomas. de 2 a 5 deles.

    ResponderExcluir
  4. E ainda tem gente que em sua ignorância pensa que depressão é frescura de gente fraca ou uma modinha, daquelas usadas de muleta para maquiar uma fraqueza diante dos desafios da vida...

    ResponderExcluir
  5. Vamos nos afogar essa noite... Já dizia o velho Jim Morrison.

    ResponderExcluir
  6. Wouldn't like 95% of The World's population fit into this criteria? Or just me?

    ResponderExcluir