domingo, 7 de março de 2010

Asas do desejo, ou o alcance da utopia

“Agora, eu sei o que nenhum anjo sabe”

Der Himmel über Berlin (O Céu sobre Berlim), título original em alemão. Por se tratar de uma co-produção franco-alemã, temos um segundo título, adotado em inglês e português, Asas do Desejo (Wings of Desire).

Uma obra-prima de Wim Wenders, de 1987, situada no Berlim pós-guerra, mas se torna atemporal ao considerarmos as questões existenciais da trama.
Dois anjos, Cassiel e Damiel, passam sua eternidade entre os humanos, mas não podem integrar-se a eles, dada a sua condição etérea. Damiel questionava sobre o sentido da sua existência e sentia-se incompleto por não poder vivenciar as experiências humanas. Quando se apaixona por Marion, encontra o momento de certeza para desejar abandonar a imortalidade e ser capaz de viver o seu amor. 












O anjo sem poder ser coadjuvante da humanidade.


Os dois anjos escutam os pensamentos dos humanos, são espectadores do sofrimento, mas só  conseguem proporcionar ao homem um conforto invisível e momentâneo, mas não a salvação. Só as crianças podiam vê-los, o que as aproximavam dos anjos, uma rica metáfora explorada no filme.
Marion também era dotada de asas, mas estas eram limitadas, apenas fixas na sua indumentária de trapezista para que desempenhasse seu ofício. Triste e introspectiva, apresentava seu espetáculo circense todas as noites. Destaco a magnífica cena em que Marion, prestes a abandonar sua esperança, apresenta uma inquietante demonstração no trapézio, sem se dar conta que o anjo que lhe salvaria a contemplava, num misto de fascinação e preocupação.
Filme-poema 

Na ausência das asas do desejo, o homem é estagnado, preso por entre os muros da Berlim de Wenders.
 
E fica a nossa procura por esses anjos que se tornaram humanos.

A ótica metafísica do filme é que, para preencher o vazio da existência, nem ser humano, nem ser anjo, mas ser amado. E por isso o anjo Damiel abdica da sua solitária e vazia condição preto-e-branco e se entrega a esse intenso e vívido sentimento. Sua primeira grande prova de amor, tornar-se humano em um mundo envolto de tristezas. Um mundo em que ainda que fosse visto colorido, havia a velhice, o suicídio, a pobreza e a melancolia, todos explorados no filme.
O confronto entre o divino e o efêmero

Elenco:
•    Bruno Ganz (Damiel)
•    Solveig Dommartin (Marion)
•    Otto Sander (Cassiel)
•    Curt Bois (Homer)
•    Peter Falk (Peter Falk)
•    Hans Martin Stier (Homem à beira da morte)
•    Sigurd Rachman (Suicida)
•    Beatrice Manowski (Prostituta)
•    Lajos Kovács (Técnico de Marion)
•    Bruno Rosaz (Palhaço)
Trilha sonora de qualidade, com participação de Nick Cave & The Bad Seeds.
Não percam tempo com Cidade dos Anjos, filme que tentou ser o sucessor de Asas do Desejo, através de uma fórmula criada muito falha, resultando numa imitação extremamente inferior.
  • Entre em contato comigo caso queira reproduzir esse texto. 
Veja também:

Filme 16 anos de álcool

5 comentários:

  1. cade o link pra download?
    esse filme custa 32 paus.

    ResponderExcluir
  2. Existe a continuaçâo; Tão Longe, Tão Perto; de Wim Wenders, que ainda não vi.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente não acho q perdi meu tempo assistindo Cidade dos Anjos. Já perdi tempo vendo filmes beeemmmm piores! Enfim, achei um link pra baixar Asas do Desejo e irei assisti-lo em breve.

    ResponderExcluir
  4. Eu curto filmes com uma atmosfera densa e com carga dramática pesada, esse filme deve ser mesmo incrível. A temática me agradou muito nessa sinopse.

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti o filme e é comovente, mas acho melhor que eu o assista mais vezes para fluir ainda mais. Esse filme prova que enredo e interpretação valem mais que orçamentos milionários para sustentar efeitos especiais e visuais. Algumas cenas marcaram muito, uma delas foi o encontro onírico entre Damiel e Marion, foi um momento belíssimo em que surge uma sintonia entre duas mentes, os diálogos do velho escritor também foram ótimos, muito reflexivos. Espero conhecer outras obras desse diretor.
    A trilha sonora empolga, adorei as baladas góticas alemãs retratadas no filme, ainda mais com a presença da sensacional banda Nick Cave and The Bad Seeds.
    A mistura de talento, beleza, profundidade lírico-filosófica e expressividade da personagem Marion é incrível, até fantasiei conhecer uma mulher assim.

    Gosto de Cidade dos Anjos é bom em termos de filme de romance com drama, mas Asas do Desejo é muito mais maduro e profundo, posso dizer que Cidade dos Anjos é a versão mais pop e pipoca desse filmaço que exige mais maturidade e sensibilidade de seus espectadores.

    ResponderExcluir