quinta-feira, 4 de março de 2010

Vítimas de especialistas em CTRL-C, CTRL-V: se o seu blog presta, você ainda será uma!

Hoje tive o desgosto de encontrar um blog que se autodenomina como um "movimento intelecto-artístico", em que um dos cinco integrantes, especialista em CTRL-C, CTRL-V, copiou o meu post sobre as interligações de Mitologia grega, Farmacologia, Homeopatia e Taxonomia de serpentes.
A cópia foi realizada de forma rigorosamente fidedigna, cada vírgula, cada imagem utilizada, inclusive o discurso em primeira pessoa, com as minhas opiniões próprias.
Saliento que as ideias são originais minhas e em momento nenhum fui questionada por eles sobre autorização em me copiar.
Pelo menos me foi creditada a autoria em nota de rodapé, mas friso que isso não é suficiente.
Se você, leitor, ainda está em dúvidas a respeito da minha razão a respeito do que aponto, apresento um link escrito pela advogada Themis, bastante esclarecedor:

Aqui está o meu post:

Aqui está a cópia, sem retoques:

[o post foi deletado]

Observem que não abrem espaço para comentários no post, há apenas uma micro caixa azul ao lado esquerdo do blog, aonde eu e outros expusemos nossos manifestos:

Assim que encontrei esse abuso, encaminhei um email para o "autor":






Desfecho: o post copiado foi deletado, entretanto, quem me copiou não demonstrou compreensão significativa da essência da discussão.
O conceito de contrafação é a reprodução de um artigo sem autorização da entidade que detém a sua propriedade intelectual.
A Lei brasileira 9610, de 1998 caracteriza contrafação qualquer reprodução não autorizada.

9 comentários:

  1. Gostaria de ter o direito de defesa. E assim como os tantos comentários não foram retirados, gostaria de não ter meu comentário apagado.
    --------------

    Sr.(ta) Anaphylaxxya,

    A fonte foi dada, jamais copiaria sem dá-la. É anti-ético. Entretanto sou contra, abertamente em meu blog, a direitos autorais e quaisquer burocracias - que por sinal atrasam o pensamento e conhecimento humano. Este, é e deve ser livre. Através de todo teu orgulho perante a tua obra (que deves atentar que também foi copiada de outras obras, inclusive a Wikipédia, segundo consta por aqui - apenas mudou setenças, organizando) não permite que meus leitores tenham acesso a tal texto excelente. Parabéns por ele, mas fazê-lo e querer propriedade, a um artigo deste tipo, é no mínimo curioso. Mas está apagado e assim ficará. Continuarei acessanto teu blog, afinal meus conhecimentos anseiam o que tem a dizer. Pena saber que tem que ficar só por aqui, porque não permites ser espalhado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, sem dúvida que seu blog é de qualidade. De muito mais que o meu. A questão jamais foi esta. Lamento.

    ResponderExcluir
  3. De acordo com o que consta a respeito da contrafação, é ilegal postar sem a prévia autorização do autor, MESMO citando a fonte. Você pode ter suas opiniões próprias a respeito de direitos autorais, mas juridicamente falando, você não é autônomo em pô-las em prática, diante da sociedade.
    Sobre ética. O que me diz a respeito de ter mantido na sua postagem o discurso em primeira pessoa das minhas percepções individuais a respeito do tema? E se utiliza a ética como argumento, saiba que é anti-ético agir sem levar em consideração a coletividade e suas normas.
    Sobre a Wikipedia. A Wikipedia autoriza a cópia, no todo ou em parte, do seu conteúdo, inclusive ela não detém licença de copyright, portanto não errei quanto a isso. No próprio site da Wikipedia é anunciado, de forma destacada, que não há sentido em requisitar permissão à ela sobre a reprodução do seu conteúdo.
    E como não ficou claro que as ideias são minhas, friso que sim, são idéias minhas. A Wikipedia até o momento e nenhum outro canto da Internet apresentava tais correlações.

    ResponderExcluir
  4. Eu odeio o plágio, até permito que meus textos sejam copiados na íntegra mantendo minha autoria, mas devo ser comunicado sobre tal divulgação literária. Tem gente que não respeita mesmo os outros e compra guerra por bobagem, por isso o plágio deve ser combatido a todo custo.

    ResponderExcluir
  5. Mantive cada vírgula de seu post, porque se o modificasse, já não seria o SEU post.

    E não teria porque indicar o SEU blog.

    É uma homenagem, não um roubo. Já disse que sou fã desse espaço. Mas tudo bem.

    ResponderExcluir
  6. E admito nunca ter ouvido falar em contrafação. Admito que meu blog não possui comentários por um bug do blogspot que não consegui corrigir, e nem tenho quem o faça. E que sou ignorante, além de ter pouco tempo para criar um blog exclusivamente autoral.

    Estou errado, e penso abertamente em talvez até desistir de transmitir esses conhecimentos que leio principalmente pela Blogosfera.

    Ela, assim como o próprio sistema, está ficando selvagem demais pra mim.
    Colocam-me como monstro, sendo que tinha a melhor das intenções. Lamento. Palavras não redimem, tampouco deveriam condenar.

    ResponderExcluir
  7. Este assunto é polêmico e tenho recebido comentários ofensivos para ambas as partes envolvidas. Todos os comentários dessa natureza foram e continuarão sendo deletados.
    Aqui é um espaço democrático, mas não tolero que recorram a palavras de baixo calão como artifícios desnecessários para fundamentar suas opiniões e nem para gerar discórdia por aqui.
    Blogueiros que se enquadrarem nessa categoria não percam seu tempo em redigir comentários desse tipo, tampouco perderei meu tempo com vocês.

    ResponderExcluir
  8. If someone likes to copy a part of the information from a website, then legally he should take permission from the author. If one cannot do that much then he is involved in stealing, and for stealing there are lots of ways to deal with. Is it that hard to seek permission and do the right thing?

    ResponderExcluir
  9. Prezada Anaphylaxxya:
    obrigado pela visita no Gangrena Diario. Sofremos infelizmente nos dias atuais da síndrome aguda da falta de leitura e da desinformação travestida de hypismo.Isso em um país que se coloca como o segundo do mundo em uso de várias ferramentas da internet (blogs, twitter e outros)é como andar por entre vespeiros em envoltos em lava. É mais do que necessário que tramas de cópias baratas sejam cada vez mais desmascaradas e combatidas, pelos que escrevem e pelas pessoas que leêm essas missivas binárias, mesmo porque informação precisa é direito de todo mundo. Obrigado e estamos aqui em caso de qualquer confusão.......

    ResponderExcluir